O que é Seguro? Tipos de seguros e Importância de seguros

Olá, tudo bem?

Neste artigo viemos abordar sobre seguros e nele vamos dar a conhecer os tipos de seguros, a importância de seguros, tipos de seguro existentes.

O que é seguro?

O seguro é uma maneira de gerenciar seu risco. Ao comprar um seguro, você adquire protecção contra perdas financeiras inesperadas. A companhia de seguros paga a você ou a alguém que você escolher se algo ruim acontecer consigo.

O que é seguros

Se você não tiver seguro e ocorrer um acidente, poderá ser responsável por todos os custos relacionados. Ter o seguro certo para os riscos que você pode enfrentar, pode fazer uma grande diferença em sua vida.

Uma apólice de seguro é um contrato escrito entre o tomador do seguro (a pessoa ou empresa que recebe a apólice) e a seguradora (a companhia de seguros).

O tomador do seguro não é necessariamente o segurado. Um indivíduo ou empresa pode obter uma apólice de seguro (tornando-o o segurado) que protege outra pessoa ou entidade (que é o segurado).

Por exemplo, quando uma empresa compra seguro de vida para um funcionário, ele é o segurado e a empresa é o tomador do seguro.

Como o seguro reduz seu risco financeiro?

Imagine que você está dirigindo e bate em um cervo, o que danifica seu carro. Se você tiver o tipo certo de apólice de seguro de automóvel, a companhia de seguros pagará os custos dos reparos do carro (menos o dedutível – a parte que você deve pagar).

Agora, imagine um cano de água romper em seu banheiro, arruinando tudo naquela sala e no quarto ao lado. Normalmente, se você tiver seguro de proprietário ou locatário, a companhia de seguros pagará para substituir parte ou a totalidade da propriedade danificada, depois que você pagar sua franquia. As apólices de seguro pagam apenas pelas coisas descritas na apólice. Portanto, é importante ler cuidadosamente uma política antes de comprá-la, para saber exactamente o que é coberto.

Como funciona uma apólice de seguro? As apólices de seguro geralmente estão em vigor por um período específico. Isso pode ser chamado de termo da política. No final desse período, você precisará renovar a política ou comprar uma nova. Quando você compra uma apólice de seguro, parte de sua responsabilidade inclui o pagamento de uma taxa chamada prémio. Alguns prémios são pagos mensalmente, como plano de saúde.

Outros podem ser pagos uma ou duas vezes por ano, como seguro de automóvel ou de proprietário. O custo do seu prémio geralmente depende do risco que você representa para a companhia de seguros. Além dos prémios, a maioria das apólices de seguro inclui uma franquia. Esse é o valor que você deve pagar primeiro, antes que a seguradora pague sua parte.

Por exemplo, se você tiver uma franquia de 500 dólares na política do proprietário e uma tempestade causar 3.000 dólares em danos, você pagará 500 dólares e sua companhia de seguros pagará 2.500 dólares. Com algumas políticas, você pode escolher sua franquia. Normalmente, uma franquia mais alta significa um prémio de seguro mais baixo.

Quais são os tipos comuns de seguro?

Existem muitos tipos de seguro, mas alguns tipos comuns são descritos aqui.

Seguro de saúde

Ajuda a pagar honorários médicos e, algumas vezes, medicamentos prescritos. Depois de comprar a cobertura do seguro de saúde, você e sua seguradora concordam em pagar uma parte de suas despesas médicas, geralmente uma certa quantia ou percentagem das despesas.

Seguro de vida

Paga a uma pessoa que você seleccione uma quantia fixa em dinheiro se ou quando morrer. O dinheiro da sua apólice de seguro de vida, pode ajudar sua família a pagar contas e cobrir as despesas de moradia.

Seguro de invalidez

Protege os indivíduos e suas famílias de dificuldades financeiras quando doenças ou ferimentos os impedem de ganhar a vida. Muitos empregadores oferecem algum tipo de cobertura de invalidez aos funcionários, ou você pode comprar uma apólice de seguro de invalidez individual.

Seguro de automóvel

Protege você de pagar o custo total para reparos e despesas médicas devido a uma colisão. Na maioria dos estados, a lei exige que você tenha seguro de automóvel ao operar um veículo a motor.

Seguro de proprietário ou locatário

Protege sua casa e seus bens pessoais contra danos ou perdas e assegura você caso alguém se machuque enquanto estiver em sua propriedade. Se você possui uma hipoteca em sua propriedade, a maioria dos credores exige que você tenha o seguro do proprietário como condição do empréstimo.

O que você deve considerar ao comprar uma apólice de seguro?

Uma regra útil para se viver, é fazer sua lição de casa antes de comprar o seguro. Pesquise qualquer empresa de seguros da qual você esteja pensando em comprar, para garantir que a empresa seja financeiramente sólida e ofereça um bom serviço.

Descubra também quais factores são importantes, para que você possa obter a cobertura necessária com o melhor preço.

Gostou do artigo, compartilhe!

(Visitado 30 vezes, 1 Visitas de Hoje)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*