AULA 05 – Como escolher nicho certo para blog

Caro membro espero que tenha percebido a essência das aulas anteriores.  Nesta, vamos dando seguimento ao nosso curso, abordando sobre nicho.

Recorda quando expliquei que vais precisar definir o assunto do seu blog na primeira aula? Ok, aqui vais aprender como definir assunto do seu blog.

 

Como escolher um nicho (assunto do seu blog)?

Nicho é um segmento, linhagem do que vai abordar. Tens visto muitos blogs que falam de educação, tecnologia, celebridades, notícias, empregos, saúde, viagens, exercícios físicos, pesca, desenvolvimento de aplicações mobile, arte, animais, youtube, saúde mental, negócios, religião, jardinagem, etc. Esses são nichos dos blogs.

 

Então, se vai trabalhar com um blog precisa definir um nicho. A definição de nicho deve ir de acordo com as suas paixões e habilidades. Não aconselhamos no início a escolher um nicho que não gostes ou entenda melhor, porque terás muitas dificuldades de escrever conteúdo (artigos).

 

Para escolher assunto do seu blog (nicho), baseie-se na sua PAIXÃO + CONHECIMENTO. Isto é, deves gostar do assunto e ter conhecimento ou capacidade de pesquisa.

 

Escolhendo nichos para seu blog passo a passo…

Passo 1

Vamos lá…Para melhor escolher o nicho, faça uma lista de áreas que gosta de acompanhar ou falar delas. Pode basear na lista acima ou veja outras áreas não listadas.

  • Liste pelo menos 4 nichos no seu rascunho!

Eu vou listar os meus nichos de exemplo: educação, tecnologia, psicologia, negócios. Eu escolhi esses porque tenho uma paixão enorme e tenho conhecimento básico que posso compartilhar com outras pessoas.

 

Passo 2

Agora que temos os nichos indicados, faça a segunda lista colocando em cada nicho os principais problemas ou interesses, que podem levar pessoas a pesquisar na internet. Exemplo:

No meu nicho de Educação as pessoas na internet

  • Procuram de livros de estudo
  • Matérias para trabalhos escolares e
  • Dicas de estudo

Faça o mesmo exercício para todos os quatro nichos que você propôs.

 

Passo 3

Análise dos problemas dos nichos

Agora vamos fazer análise dos problemas em cada nicho. No nicho de educação tenho a “procura de livros escolares”.

Como podemos ver é uma questão que pessoas pesquisam na internet, mas tem um problema, sabe qual é? O assunto é VAGO! Sim, isso mesmo. Imagine que uma pessoa viesse ter consigo a dizer que procura livros escolares, o que lhe daria?

Nada, porque a pessoa não foi específica na procura, devia dizer que procura livros escolares da 10ª classe, por exemplo. Por isso para além de indicar o nicho maior, precisamos de micro nicho, que passo a explicar a seguir.

 

O que é Micro Nicho?

Estamos a falar de assuntos mais específicos ou mais pequenos ainda.

Em vez de abordar sobre livros escolares num blog, analisando, podemos fazer um blog que fale só de livros de biologia ou mesmo de Biologia, assim estaria a actuar no micro nicho.

Para ver se o nosso micro nicho tem um volume de pesquisa elevado na internet e se tem um bom custo por clique (CPC), vamos usar uma ferramenta para pesquisar as palavras-chave, Assista o vídeo abaixo para ver como funciona:

Blogs de micro nicho tem tido muitos acessos e pessoas permanecem muito tempo neles devido a segmentação. Boa percentagem de pessoas que visitam, tem interesse naquele determinado assunto e isso faz com que, tenha mais cliques no anúncios e bons ganhos de Adsense.

 

Que tal já escolheu o seu micro nicho para blog?

Se ainda persistirem dúvidas em escolher o nicho, escreva nos comentários.

NB: Não deves ir a próxima aula sem escolher o melhor nicho, para seu futuro blog.

(Visited 9 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.