19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique {Dicas 2019}



Olá, tudo bem aí. Estou muito feliz por contar consigo neste artigo. Talvez se pergunte o que eu entendo de negócios.

Não precisa chegar até esse extremo. Sabe para falar de assunto de negócio, não precisa que eu seja especialista. Apenas só me baseio na minha experiência passada e no que estou vivendo agora. Muita informação disponibilizada aqui no site, reflecte em grande parte o que vivo no meu dia-a-dia.

Quer vagas de Emprego? Clique aqui  e entre no site de Emprego!

Num dos artigos disponibilizei um Ebook que fala sobre os 2 negócios online que pode começar sem dinheiro. Pode também baixar de forma gratuita.

Deixe-me abrir uns parênteses aqui apresentando-lhe as oportunidades de emprego em Moçambique que vão impactar você em 2018 e 2019.

Veja:

19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique

Como todos nós sabemos, que Moçambique é um país que tem andado com suas crises, mas que não nos impedem de sonharmos acordados.

Gostaria de revelar-te algo. A imagem de um empreendedor é seu negócio ou projecto que desenvolve.Tudo que você faz ou irá fazer deve ter você como objecto. O empreendedor precisa de autoconhecimento, para poder analisar as melhores oportunidades e conhecer as particularidades de outras pessoas para que juntos possam trabalhar tendo em vista os objectivos do seu projecto.

Quando tratamos de oportunidade, estamos a falar das primeiras bases para quem quer ser empreendedor.

Ideia e Oportunidade

Não podemos confundir ideia de oportunidade, sabes porquê? É que uma oportunidade é a criação da ideia e ideia não tem efeito nenhum se não tiver circunstância para se por em prática.

Como empreendedor, há necessidade de haver um acompanhamento do que está a acontecer ao seu redor. Para tal deve analisar:

  • Quais as mudanças que estão a acontecer em Moçambique?
  • Qual a minha visão?
  • O que exactamente eu quero lançar?
  • Em que campo ou mercado quero actuar?

19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique

Aspectos Externos para análise de uma oportunidade

Meu caro, neste item me resta dizer de forma resumida que, se tens uma ideia de negócio, a mesma deve ter em vista resolver um problema, na ausência de um problema por resolver pode levar a não existência do negócio.

Então pense bem nas suas ideias e que problemas resolveriam.

Deixe-me recordar-lhe as oportunidades de emprego em Moçambique que vão impactar você em 2018 e 2019.

Veja:

De certeza que já ouviu falar de Abraham Maslow, é um psicólogo que fala da hierarquia das necessidades. Com isto busque perceber se a sua ideia resolve questões básicas das necessidades (problemas), questões de auto-estima ou de auto-realização.

Depois desta parte, passe a pensar no alcance da sua ideia:

  • O cliente vê a ideia como algo que irá lhe ajudar a suprir seus problemas?
  • Será que a sua ideia resolve problema de quantas pessoas?
  • Dá para lucrar em função das pessoas envolvidas?
  • A sua ideia constitui uma inovação? Qual o diferencial?

Aspectos Internos

Aqui, estamos a alinhar uma ideia com o que você é, isto é, suas paixões.

Então avalia se a sua ideia:

  • É um espelho de uma das suas paixões?
  • Gosta de resolver o problema em questão?
  • Representa o que gosta e entende?
  • Que tal o mercado, dá para atender seu desejo?

19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique

Vamos agora, então conhecer algumas ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique.

 Estas dicas são válidas para pessoas desempregadas ou mesmo para aqueles que gostariam de aumentar um pouco a sua renda, quando o mês terminar.

Para se ter sucesso em Moçambique e obter-se bons lucros, deve-se buscar ideias criativas.

Não se desespere com a crise, você pode transformar esta dificuldade que está lhe dando uma possibilidade de lucrar.

Não sabe como?

Veja abaixo as 19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique:

  1. Ideias de negócios mais lucrativas: Websites e Blogs



Prefiro começar falando de websites e blogs. Eu sei que pode pensar, que trata-se de um mito ganhar dinheiro pela internet, mas é serio. O que é necessário é o empenho e muita dedicação.

Leia agora Curso Gratuito de Google Adsense 2019

Algumas pessoas começaram por criar um blog, e iam escrevendo de forma simples e descontraída o que pensavam e acabou isto se transformando em algo profissional.

Saiba que investir em websites e blogs é uma das maneiras mais actuais de se criar uma ideia de negócio, pois a internet oferece oportunidades para todos os tipos de ideias.

Pelo que sei e tenho certeza, neste campo de websites, podes conseguir uma boa renda com o Google Adsense e com certos Programas de Afiliados mesmo vivendo em Moçambique.

Aprenda Como receber a carta de Google Adsense em Moçambique

Podes sim, criar um website em Moçambique e começar a lançar suas ideias. Mas para não passar por muitos rodeios para construir um bom site,  comece por ler os artigos abaixo pela ordem apresentada, para não cometer erros que podem comprometer seu percurso de sucesso.

Nichos mais lucrativos para começar um blog  – Se ler este artigo, vai saber melhor escolher o tipo de site que você quer construir, podendo ser site de download, de saúde, de tecnologia, entretenimento, desporto, etc.

  1. Ideias de negócios mais lucrativas: Marketing Digital

Continuando na mesma linhagem encontramos o Marketing Digital.

Ideias de negócios mais lucrativas Marketing Virtual

Imagem: Matthew Hurst, em CC BY-SA 2.0

 Tens alguma formação na área de comunicação ou marketing? Então você pode fazer marketing digital para empresas, ou seja, trabalhar com a divulgação dos serviços ou produtos delas, nas plataformas online. Nesta ideia, tens a missão de levar empresas a serem conhecidas e aumentar significativamente o número de vendas.

Mas como começar?

Busque fazer parcerias com empresas de pequeno e médio porte que não tenham trabalhadores específicos para executar o serviço de publicidade.

A grande vantagem aqui, é que pode trabalhar com uma infinidade de empresas.

  1. Ideias de negócios mais lucrativas: Revenda de Roupas usadas e não usadas



O negócio de roupas sempre promete. Para tal, escolha exactamente em que tipo de roupa quer investir. Quer vender roupas para mulheres, camisas para homens, vestes de bebés, etc. Se decidiu, aposte na qualidade desses produtos, porque o seu cliente deve ficar satisfeito.

Para vender, além de ter um espaço físico, pode ainda ser por meio de porta a porta ou divulgar nas redes sociais. Agora consegue entender que as redes sociais não só servem para conversas mais de diversão.

Tenha em consideração os seguintes aspectos:

  • Qualidade das roupas para a venda;
  • Se for roupa usada, lave e passe antes de disponibilizar ao cliente. Falta um botão na camisa? Então coloque.
  • Tire umas fotos e divulgue informando sobre o tipo de roupa, tecido, cor, tamanho e se existir um defeito, informe enquanto antes, porque quando o cliente se aperceber depois disto, haverá quebra da confiança e tenha certeza que não voltará mais.
  1. Ideias de negócios mais lucrativas: Venda de Alimentos

Outra ideia que merece destaque é o negócio de venda de alimentos. Sabe, existem várias pessoas que vivem sozinhas e outras que apostam em coisas práticas quando a hora se destina a fazer as suas comidas.

Se tiver habilidades em culinária, então aposte investindo neste segmento e tenha certeza que não vai se arrepender. O sucesso irá aparecer quando dares importância a qualidade dos alimentos aliada aos cuidados de higiene, uma vez que o produto deve chegar ao cliente bem fresquinho.

5. Ideias de negócios mais lucrativas: Venda de Perfumes

Aposte em variadas linhas de perfumes, muita gente prefere pelo menos um perfume, então busque perfumes para todos os gostos.

Para investir neste negócio, poderia até considerar quatro coisas que julgo essenciais:

  • Disponibilidade de um valor monetário para o arranque
  • Conhecimento sobre aromas
  • Técnicas de conservação de perfumes
  • Como comercializar atendendo todo tipo de “bolsos”.

6.  Ideias de negócios mais lucrativas: Agência de Eventos

Apesar de requerer um valor elevado para iniciar este negócio, mas é promissor.

Pessoas casam em quase todos fins-de-semana e organizar um casamento não é um trabalho fácil para os noivos, por isso acabam deixando tudo a cargo de uma agência. Invista um pouco em cursos de curta duração para aprender a preparar e decorar. Tenho a certeza que em tais cursos conhecerá os enfeites e acessórios básicos necessários. Quando tudo estiver organizado, divulgue os seus serviços usando todos os meios possíveis.

7.  Ideias de negócios mais lucrativas: Serviços de Bar

Quando o assunto é bebes, aposte em ofertar um leque de bebidas. Sabe, é no Bar onde a maioria dos nossos colegas “queima” seu tempo. Então é preciso oferecer vantagens e trabalhos de qualidade, de modo a aproximar o cliente. Busque ter um espaço de tamanho médio e acomodado para o atendimento aos clientes. Se conhecer uma banda local de música, convide-a para tocar. Pessoas gostam de música ao vivo.

8.  Ideias de negócios mais lucrativas: Barbearia

Nos finais de semana, homens gostam de dedicar um tempo para cuidados especiais.

Então esteja disponível para cortar o cabelo e fazer a barba. Ao montar uma barbearia você deve inovar, oferecendo serviços com qualidade e variação. Que tal depois de cortar o cabelo e barba, oferecer espaço para lavagem e tratamentos para os clientes.

9.  Ideias de negócios mais lucrativas: Lanchonete

Quando amanhece, pessoas entram em movimento para o trabalho, escola e outras áreas. Daí aposte em fazer alimentos rápidos e saudáveis.

As pessoas que têm habilidades na culinária, fazer hambúrgueres e fazendo sanduíches, pode ser rentável. Crie um preço diferencial e aposte em qualidade do produto. A que tomar muito cuidado em questões relativas a higiene durante a preparação e conserva de alimentos.

10. Ideias de negócios mais lucrativas: Estampagem de Camisetas

Todo mundo pertence a um grupo. Nalguns momentos ter indumentária personalizada para um grupo é muito bom. Ofereça serviço de estampagem de camisetas.

Para festas de casamentos, graduações, aniversários aposta-se em mandar fazer camisetas personalizadas. Apesar de requerer um pouco de investimento acentuado, esta área pode garantir umas receitas.

11. Ideias de negócios mais lucrativas: Jardinagem e venda de Plantas

Variedades de plantas servem para decorar ambientes diversos, daí que abrir negócio neste segmento tem seu papel.

Mesmo os que apostam em criar agência de eventos, precisarão desta área para complementar suas decoração. Procure ter um espaço para cultivar uma diversidade de plantas e divulgue seu negócio.

12. Ideias de negócios mais lucrativas: Confecção de Uniforme Escolar e Fardamento para Funcionários

Há empresas que apostam em ter um uniforme específico para seus colaboradores. Ainda, o uniforme escolar é o que mais rende.

Para alcançar sucesso precisa confeccionar produtos de qualidade e deixar a disposição diversas opções aos possíveis clientes. Aposte desde já em parcerias com escolas e empresas e ofereça a um preço diferencial. Invista em cursos de curta duração para aprender a confeccionar uniformes.

13. Ideias de negócios mais lucrativas: Serviço de Chaveiro

Como este negócio requer um investimento não alto e equipamentos muito simplificados, vale a pena apostar. Serviço de chaveiro é muito procurado, também se justifica, usamos, trocamos e perdemos as chaves quase sempre.

Procure o equipamento para executar o serviço e divulgue usando todos meios disponíveis.

14. Ideias de negócios mais lucrativas: Papelaria, serviços de cópias e impressão



Quando o assunto é fazer umas cópias, não temos como a não requer estes serviços. Pessoas andam sempre com a necessidade de querer imprimir ou tirar cópia de um documento. Montar uma esquina para este serviço pode ser bom negócio com bom lucro.

Coloque as suas instalações em zonas preferenciais, onde o movimento do pessoal é intenso, incluindo nas proximidades de empresas e escolas.

15. Ideias de negócios mais lucrativas: Serviços de Explicação

Para o ingresso nas vagas da Universidade Eduardo Mondlane ou Universidade Pedagógica, requer um nível de preparação bem organizado e direccionado. Qual a área ou disciplina que domina? Conhece colegas professores que podem trabalhar juntos? Se tiver responsabilidade e oferecer serviço de qualidade, terás bons frutos. Tenha um espaço para ministrar as suas aulas, apostando sempre em atendimento em função das particularidades de cada estudante. Existem pessoas que não querem sair de casa, então desafie aulas domiciliárias para aumentar sua receita.

16. Ideias de negócios mais lucrativas: Salão de Beleza

A nossa aparência precisa ser cuidada. As mulheres buscam por este serviço com mais intensidade. Garanta serviço de qualidade e responsável, cuide bem do cabelo dos seus clientes e fidelize seus clientes, fazendo com que voltem sempre a procura dos seus serviços.

17. Ideias de negócios mais lucrativas: Reparação do Equipamento Informático e Telefones Celulares

Tens algumas habilidades e conhecimentos em montagem e reparação de computadores? Sabe lidar com celulares? Então aposte, o que é necessário aqui é a responsabilidade.

Adquira um kit de material essencial para abertura, reparação e manutenção de Laptops, PCs, Monitores e Celulares. Procure ter material para testes.

Busque uma formação se possível, para aumentar seu conhecimentos e trabalhe em coordenação com outros técnicos da área.

Monte sua esquina e divulgue.

18. Ideias de negócios mais lucrativas: Centro Infantil

Para quem pensa em coisas bem lucrativas, coloco a ideia de abrir uma centro infantil. Com a dinâmica da actualidade constitui desejo de pais, deixar os seus pequeninos em espaços seguros enquanto trabalham.

Busque ter uma formação para saber lidar com as crianças. Não sabe como lidar com crianças. Fale connosco, podemos ajudar. Depois disso crie um espaço bem adequado com brinquedos e outros materiais para aprendizagem e comece a facturar.

19. Ideias de negócios mais lucrativas: Sorveteria

Uhm quando o assunto é sorvete, todo mundo gosta. Afinal, sorvete não é só para crianças? Não não. Quando a ideia é montar um sorveteria deve se apostar em locais com clima quente.

Se obedecer este aspecto seus lucros serão a dobrar e isso não significa que não pode exibir uma linhagem de doces para todas estações do ano.

Quer outras vagas de Emprego? Clique aqui  e entre no site de Emprego!

Se esse artigo ajudou-lhe, deixe seu comentário, contando um pouco como tem se saído em negócios.

19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique {Dicas 2019}
5 (100%) 1 vote
(Visited 6.800 times, 7 visits today)


41 Replies to “19 ideias de negócios mais lucrativas em Moçambique {Dicas 2019}”

  1. as dicas acima abriram a minha visão! há muito tempo só penso em arranjar emprego, mas agora o mercado Moçambicano vai me conhecer!!! muito obrigada mesmo!

    • Em Moçambique existem várias oportunidades de negócios mais lucrativos, o que requer é o uso da “cabeça”, um pouco de coragem e persistência. Sucessos e muita força.

  2. Gostava de comentar a respeito da dica 6

    O mundo de organização e gestão de eventos é muito lucrativo e nao requer grandes investimentos.

    uma dica pra iniaciar este negocio sem um tustão no bolso: crie parcerias com pessoas serias que tenham o material usado em eventos e passa a agenciar.

    Força Professor

  3. Bem,para dizer que todas dicas são de extremo valor e com certeza ajuda a mim e a muitos… muito grata por esta iniciativa .

  4. Realmente são boas as oportunidades de negocio, mas gostaria de obter mais conselhos ou ideias professor, para quem gostaria de abrir seu próprio negocio em um bairro tendo em conta que já existem alguns acima citados como Barbearia, Bar e pequenas mercearias e com a disponibilidade de investimento total de 50,000.00 MTS

    • Olá Miranda!
      Estou feliz por contar consigo neste site. Para este caso não pode tomar atitudes precipitadas para desviar a presença de concorrentes. Não pense também lutar em preços, por exemplo, não é uma das saídas mais sensatas.
      Eu recomendo que estude e pesquise a fundo o outro competidor: quais os produtos e serviços semelhantes ao seu, o que está oferecendo, o posicionamento de mercado, entre outras coisas.
      Sucessos

  5. Eu sou empreendedora desde 2010 estou na dica 14,gostaria de melhorar o meu negocio de modo q um dia me torne grande empresária,presto serviços de copia,digitação,imprexao,encadernação,emplasticacao,scaner,impressão d foto,venda d algum material didático,existe alguma possibilidade de tornar empresária com este tipo de negocio?hoje emprego 4 trabalhadores,mais gostaria q um dia o meu negócio crescesse e empregasse mais irmãos moçambicanos,estou sem ideia de como posso fazer,pesso ajuda nessa vertente.para manter ate hoje não foi fácil já cheguei a perder 12 computadores,maquinas copiadoras entre outros equipamentos em circunstancias de roubo mas não desiste,persiste ate então,mas to sem ideia de como tornar meu sonho uma realidade

  6. Saudações!
    Tenho 20 anos de idade, estudante 2 ano GRH, dou explicação ao domicilio e em um espaço também(primeira a décima classe), porém não estou satisfeito, sinto que trabalho muito e ganho pouco, há falta de seriedade por parte dos encarregados de educação também, estou a programar comprar um terreno é tenho plano de abrir um estaleiro ou moageira em Marracuene.
    Peço ajuda em ideias.

    • Ora viva Carvalho! Espero que esteja bem de saúde. Bem nalgumas vezes quando estamos metidos em alguns projectos, nos sentimos como estivéssemos a trabalhar em vão ou ganhando pouco.
      Para o caso de explicação ao domicílio, precisas afinar bem os seus objectivos e aprender a respeitar e dar valor o que você faz. Precisa explicar a cada encarregado antes de começar o seu trabalho, sobre todas as modalidades possíveis. Seja firme e preste trabalho de qualidade e inovador.
      Sobre o plano de abrir um estaleiro ou moageira, aconselho a fazer um bom estudo de viabilidade no local onde pretende se instalar.
      Sucessos.

  7. sou jovem d 25 anos d idade sou trabalhadora de uma empresa misau mas eu acho pouco para meus sonhos gostava d ter um negocio rentável .peco a vossa ajuda em ideias o que pode me ser útil

    • Olá Nelcia, tudo bem? Existem várias ideias de negócios rentáveis, mas o essencial mesmo está na pessoa que quer levar um negócio avante. Analise as suas capacidades e habilidades, oportunidades e recursos, tempo entre outras variáveis. Comece por listar possíveis necessidades (problemas) das pessoas no dia-a-dia e lance ideias de como pode resolvê-las. Procure ver se resolverá de maneira diferente que outras pessoas ou de igual? Vale a pena apostar na solução?
      Espero seu feedback. Sucessos

  8. Ilustre, muito obrigado pelas dicas, eu pessoalmente ja anseiava pelas ideias de negocios que sao aplicaveis em Mozc. Parabens pelo artigo. Mcps

  9. Saudações, chamo-me Pedro e tenho 24 anos. sou desempregado mas essa não é a preocupação.
    Desde Abril desse ano tenho um projecto de abrir um negócio de Cópias e impressão de documentos. mas a principal dificuldade é o capital.
    Qual é a sua sugestão sobre isso.???
    Quero muito a tua ajudar. Obrigado.

    • Alô Pedro, espero que esteja bem de saúde. Muito obrigado por ter entrado em contacto connosco. Acabas de me apresentar uma situação que parece difícil de gerir. Abrir um negócio sem o capital não é impossível mas nalgum momento torna-se difícil. Indivíduos que conseguem sobressair nesta situação acabam revelando inovações nos seus projectos de negócio.
      Muitos aspectos entram em jogo para abrir um negócio de cópias e impressão de documentos por requerer material informático. Do princípio irá precisa de computador e impressora com a função de cópias. Para tal comece a apostar em poupanças e averigúe se existem condições para o negócio dar certo onde deseja implementar. Não adiante se instalar onde ninguém precisará destes serviços. Aproveite todas as oportunidades disponíveis na sua zona e aproveite os pontos que parecem ser fracos a seu favor.
      Sucessos

  10. Sou Mosse, crio e vendo frangos vivos, actualmente o negocio não tem o retorno esperado, mas no fundo de mim vem uma esperança e ao mesmo tempo questões de pouca segurança e firmeza. Estou aqui porque não consigo manter as receitas e o pioe é que acredito que é pela necessidade financeira basica. Uma questão, quando o negocio dá errado logo na primeira venda o conselho é procurar outro? Abraços

    • Olá Mosse, espero que esteja bem de saúde. Li atentamente seu comentário. Indo directamente a pergunta que colocou “quando o negócio dá errado logo na primeira venda o conselho é procurar outro?”. Eu não diria de forma particular que sim procura outro, sabe porquê? Porque estaria a violar a variável “persistência no negócio”. Para se avançar para o próximo passo no processo de vendas há necessidade de existir persistência, sabemos que quando vamos enfrentar um desafio vamos encarar obstáculos e assumindo esta posição, vai deixar você mais preparado e condicionado para o que vai encontrar pela frente.
      Invista na sua preparação mental para que possa criar mais vendas, busque mais métodos e crie circuitos (faça mais contactos com potenciais consumidores) para fazer vendas dos seus frangos.
      Abraços e sucessos.

  11. Eu respondo Por aniceto tenho21 anos,Conclui por completo o nivel basico e medio de contabilidade,ainda desempregado
    optei por necessidade de fazer tambem cursos de curta de duracao como: Informatica,Manutencao e reparacao de Computadores..
    Preciso de Um Palpite de que realmente estou na linhagem e que poderei me sair bem pra tal??

    • Ora viva Aniceto. Espero que esteja bem de saúde. Não existem áreas do saber que não tem utilidade em nossas vidas. Sempre que tivermos uma oportunidade, fazer um novo curso não faz mal. O importante acima de tudo, não é saber que fiz um curso mas a mudança positiva que o curso está fazer na minha vida.
      Se de facto formou-se nas áreas referidas não fique escondido, desenvolva projectos e divulgue.
      Sucessos

  12. Boa tarde, penso em comprar CHINELOS para todas as idades,em sacos.
    Para revender numa localidade do meu distrito (MASSINGA), mas ainda tenho uma pequena ameaça,devido o número elevado de sombras com o mesmo produto (CHINELOS).
    Será que e ideal aumentar mais uma sombra com o mesmo produto?
    Ou pensar num outro negócio!
    Qual seria o melhor segredo para ganhar um pouco mais?
    OBRIGADO

    • Ora viva Leonel.
      Muito obrigado pela confiança que depositou em nós. Não diria que passe para outro negócio, porque mesmo assim lá onde vai encontrará outros concorrentes.
      Meu conselho seria primeiro investir na qualidade não na quantidade. Veja as tendências dos clientes/público do seu distrito, o que eles mais gostam, etc. Para poder ter sucesso no negócio de chinelos terá que ter sempre em mente precisa de fazer melhor do que os outros. Procure investigar se os outros já estão há muito tempo no mercado ou não e em que ponto eles são mais fortes? Se quer iniciar um negócio de chinelos, tem que acrescentar algo ao mercado, isto é, alguma coisa de novo você deve trazer com seu negócio para os clientes.
      Abraços

  13. Ora viva
    Estas ideias sao explendidas
    podes crer que foram uteis pra complementar o que almejo todo o amanhecer,aposto que um dia as coisas mudaram pra o melhor
    Eu sou formado em markting ,trabalharei muito mas pois so faltava uns touque pra alcancar o que è inportante ,parcerias este sim è um problema esta dificil ter parceiros nao sei talvez por causa do mercado que esta agressivo,nao esta nada facil

    obrigado pelas ideias foi bom teres me ajudado

    • Muito obrigado pelo seu retorno e fico feliz por saber que as ideias ajudaram a complementar os seus projectos. Estamos Juntos. Sucessos

  14. Obrigado pelas dicas foram e são úteis. Gostaria de saber a sua opinião sobre venda de suplementos (para musculação ). Pós sendo estudante de medicina geral, não tenho tido muito tempo. Então gostaria de criar um negócio. De entrega ao domicílio. E vendas online. E qual seria o capital ideal. E quais seriam as margens de erros

    • Ora viva Óscar! Obrigado por estar ligado ao site. Bem não falarei da venda de suplementos para musculação de forma directa, uma vez não estar no meu contexto, mas uma vez que não tem tido tempo, terá que procurar uma estratégia de divulgação do seu negócio. Comece por ter uma canal (site, página do facebook, youtube,…) onde divulga a sua área de actuação e espelhe o que as pessoas precisam para resolver seus problemas.
      Sobre as vendas online, terá que desenhar uma estratégia de entrega dos suplementos depois da compra, por serem produtos físicos, bem como definir o território de entrega.
      Qualquer questão, não hesite em colocar. Sucessos.

  15. Boa noite sou português reformado empresário de vários ramos,embora especialmente especialista em restauração,estou interessado em ir para Moçambique mais propriamente para o Zimpeto(Maputo) pensando em abrir um negócio de Lanchonete c/ entrega de comidas e um salão de beleza especialista em unhas.
    Pergunto se a burocracia emperra muito,como estrangeiro terei mais dificuldades ou se no máximo de 3 meses se já tiver o espaço poderei arrancar com o negócio,ointeresse será um imóvel onde poderei ter as duas vertentes do negócio.
    Minha companheira é Moçambicana,será que para acelerar as coisas é melhor casar primeiro.
    se me puder ajudar ficarei muito grato
    Cumprimentos

  16. Verdadeiramente este artigo é muito bom a todos quanto o lerem, mais ainda para quem está para iniciar uma fonte de renda que talvez tivesse alguma dúvida em qual negócio me alinhar.Estou também de acordo que o negócio requer um conhecimento básico, que permite avaliar a procura, faixa etária preferencial, avaliar também os ganhos e as perdas e também a fonte da matéria prima. Parabéns professor Chacha

  17. Saudacoes!
    Eu gostaria muito de investir num negocio, tenho de capital inicial 20 mil meticais de momento, e nao sei em que área devo investir, de modo a gerar algum rendimento.
    Alguma sugestao?

    • Nao existe uma formula sobre o que posso indicar. Talvez comece por analisar sobre o que tu és, isto é, sobre o que sabes fazer de verdade e gosta!

  18. Ora viva! Aqui Rodrigues de 25 anos . Peço em investir num vivero pra criação de poederas no sentido de vender ovos em stock, gostaria de ovir da Vossa openião, se tem saida é pode m render? Tirando a particularidade de auto estudo. Da minha parte sei que sou capaz de criar metodos de Alta produção de ovos(boa experiencia ), mas estou a bom tempo fora de MOZ , nao tenho exatamente informações vivas do fluxo do ovo no mercado moçambicano. Gostaria mesmo que m ajudacem , pois gostaria muito de fazer parte do fluxo economico da minha patria aMada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.